top of page

Feira da Reforma Agrária chega ao Centro do Rio com produtos saudáveis e diversificados

Entre 7, 8 e 9 de dezembro será realizada a VII Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes, no Largo da Carioca, no Centro do Rio de Janeiro. Este é um evento de exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar dos Assentamentos da Reforma Agrária, realizado pela Cooperativa de Trabalho em Assessoria a empresas sociais de assentamentos de Reforma Agrária (Cooperar) e Movimento Sem Terra (MST), com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).


Durante os três dias serão comercializadas mais de 70 toneladas de alimentos, com variedades de produtos vindos de vários assentamentos da Reforma Agrária. A diversidade dos alimentos oferecidos surpreende os que passam pela Feira: quantas vezes pensamos nas outras possibilidades de arroz para além do branco? A feira traz arroz e suco de uva integral, frutas, polpas de frutas, feijão vermelho e de corda, sucos, legumes, verduras, produtos derivados de cana-de-açúcar (açúcar mascavo, melado), e ervas medicinais.

 

A feira terá a participação de assentados de todo o estado do Rio de Janeiro e suas cooperativas, associações e grupos coletivos. A estimativa é que cerca de 150 agricultores do Rio de Janeiro e representações dos demais estados do Sudeste do Brasil estejam presentes na feira divulgando suas produções in natura industrializados nas cooperativas de Reforma Agrária de diversos estados do Brasil.

 

Como a agroecologia é um dos princípios do movimento, parte da produção que vem dos assentamentos são agroecológicos. Mas, o MST ainda trabalha na perspectiva de que todos os assentamentos do movimento façam a transição da agricultura convencional para a agroecológica, compreendendo que a agroecologia visa, sobretudo, garantir a segurança e a soberania alimentar dos agricultores e da sociedade.

 

A feira contará ainda com a participação do Setor de Saúde do MST, que mostrará a produção de fitoterápicos, e cosméticos dos assentamentos. Quem vier ao Largo da Carioca encontrará também uma vasta programação com shows, intervenções culturais e oficinas de formação com temas como Agrotóxicos e Impactos na saúde humana.

bottom of page